Ano Novo Chinês e seus impactos.

19/12/2024

China e Brasil, são países com uma grande e importante relação de comércio exterior. Porém suas diferenças culturais e distância são determinantes para o planejamento das compras de mercadorias, para que algumas datas determinadas, não afete o seu negócio.

Como o Ano Novo chinês afeta as minhas importações?

Alguns empresários ao entrarem no ramo da importação das suas mercadorias, estão comumente acostumados apenas com o calendário ocidental, esquecendo-se que em outros países existem feriados diferentes dos nossos e que causam grande impacto.

Um dos grandes feriados na China, por tradição é o Ano Novo Chinês. Para se ter ideia da importância deste feriado para os nativos, todos costumam tirar uma semana de folga dos seus trabalhos, fazendo com que parem todas as linhas de produção do país.

Saiba mais sobre o tema e como evitar futuros problemas com o compromisso muitas vezes firmado com seu cliente final!

Aí vão algumas dicas, para não perder os prazos da sua importação:

Dica 1: Mantenha-se atento aos prazos de fabricação e envio da sua mercadoria estabelecidos pelo exportador.

Neste feriado, os fabricantes aceitam apenas pedidos que terão capacidade de serem produzidos e entregues, antes da data em que o feriado será comemorado. Ao contrário do nosso país que normalmente, as fábricas trabalham com meia produção ou sob demandas especiais, as fabricações na China são reestabelecidas somente após esse período da folga.

Sabendo disso muitos importadores brasileiros, e de outras partes do mundo costumam antecipar suas compras, a fim de garantir que os produtos importados cheguem a tempo em solo brasileiro. Isso acaba gerando um aumento significativo de demandas nas fábricas chinesas, que podem acabar não aceitando pedidos grandes de última hora.

De acordo com alguns exportadores, os prazos dependendo do tipo de produto pode chegar até 50 dias.

Dica 2: Negociar o prazo com o armador, já ao final do Ano Novo Ocidental.

Bom, alguns armadores ou transportadores marítimos costumam aproveitar as datas comemorativas como o Ano Novo Chinês, para dar uma pausa em suas atividades, mais conhecido no mundo do COMEX como "blank sailing"(O termo blank sailing, como mencionamos anteriormente, é utilizado no comércio exterior para comunicar o cancelamento da atracação de um navio na escala de determinado porto, alterando parcial ou totalmente a sua rota de navegação).

Essa prática consiste em cancelar a viagem que seria realizada pelo navio, reduzindo a oferta e dependendo da demanda poderá aumentar drasticamente os valores do frete, podendo interferir nos embarques e causar atrasos, já que ocorre um acúmulo de cargas que não conseguem ser embarcadas antes do feriado.

Por isso a importância de, ao final do Ano Novo Ocidental, já negociar prazos e valores com o armador, para não ser pego de calças nas mãos, afinal, seu negócio não pode parar, certo?

Dica 3: Um forte alinhamento entre seu time comercial e seu time de importação/compras.

Outra dica importantíssima é, manter seu time alinhado, seu comercial conferir com seu cliente a demanda dele. Isso já pode iniciar em outubro. Isso poderá se tornar uma boa estratégia e forte aliada ao seu time de importação/compras.

Normalmente nessas datas o seu cliente costuma abastecer o estoque dele no final de novembro, dezembro.

Lembrando que o próximo Ano Novo Chinês inicia em 29 de janeiro de 2025, e o período poderá depender da empresa fabricante, sendo ele de 7 dias e podendo chegar a 15 dias.

Bom espero que tenham gostado, até a próxima!

Por Dayany Jacinto