Pontos de atenção identidicado nos demonstrativos financeiros.

04/10/2024

Os demonstrativos financeiros são fontes de informações úteis para identificar e monitorar pontos de atenção na saúde financeira de uma empresa.

Analisando os dados apresentados nos principais demonstrativos financeiros  como: Balanço Patrimonial, na Demonstração de Resultados do Exercício (DRE) e na Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC), é possível detectar sinais de alerta que demandam ações estratégicas para garantir a sustentabilidade do negócio. 

No anexo abaixo estão alguns exemplos de pontos de atenção que deve ser observado.

No Balanço Patrimonial , observamos indicadores como o aumento contínuo do endividamento de curto prazo, a baixa rotatividade de ativos e o capital de giro negativo. Esses indicam uma pressão financeira imediata e dificuldades de liquidez, comprometendo a capacidade de uma empresa honrar seus sinais de curto prazo sem afetar suas operações.

A DRE aponta outros desafios, como a queda da margem bruta e o crescimento desproporcional das despesas, especialmente com vendas, gerais e administrativas. A margem de lucro volátil e o aumento nas despesas financeiras sugerem uma estrutura de custos que precisa ser revisada, além da necessidade de otimização na gestão de recursos para manter a rentabilidade em alta.

Já a DFC e outros demonstrativos financeiros expõe fatores críticos sobre a saúde da caixa, como um fluxo de caixa operacional negativo, alta dependência de poucos clientes e o aumento dos pagamentos de juros. Isso pode indicar fragilidade nas fontes de receita e um crescimento insustentável das obrigações financeiras, indicando a necessidade de diversificação de clientes e renegociação de dívidas.

Uma análise integrada dos demonstrativos financeiros ajuda a traçar um panorama mais completo, orientando a empresa a adotar práticas que fortaleçam sua estrutura financeira e proporcional.

Precisando de ajuda?

Conte com a Allday Assessoria, o que acha de marcar uma visita?